Blog

Informação Conteúdo Reflexões

Tributos são custos, sim, e podem ser reduzidos. Saiba como!

A quantidade de tributos pagos pelas empresas brasileiras é uma reclamação comum entre empresários e investidores. Não é pra menos: o país ocupa o 14º lugar no ranking mundial em arrecadação de tributos.

Mas você sabia que existem formas de diminuir este custo? Com auxílio profissional, a sua empresa pode enxugar despesas com tributos e utilizar os recursos para ampliar os negócios e se fortalecer. Veja como:

Sonegar não, reduzir sim
Quando falamos em reduzir custos de tributos, podemos afirmar que dá para adotar essa estratégia de forma legal. Sonegar esse tipo de pagamento, além de crime, pode virar um custo a mais para a companhia. Isso porque uma fraude descoberta é capaz de arruinar vários negócios em andamento, prejudicar a imagem da companhia e colocar em xeque a continuidade da empresa.

Análise tributária
Para verificar qual a melhor forma de reduzir o pagamento de tributos, a empresa deve se submeter a uma análise tributária. Ela pode ocorrer de duas maneiras: através de uma auditoria e seguida por um planejamento tributário. Esses serviços são realizados por um auditor, que faz o levantamento de informações e rotina contábil da companhia. Após este levantamento, ele elabora um parecer com informações valiosas sobre possíveis falhas e ajustes que podem ser realizados. Cria ainda ações de melhorias, tudo dentro dos aspectos legais. O auditor também pode criar, junto com o empresário, estratégias eficazes que irão garantir a redução de custos com o pagamento de tributos a curto, médio e longo prazo.

Pagou demais? Recupere
Se ao realizar uma auditoria tributária for verificado que houve o pagamento indevido de determinados tributos, há a possibilidade de recuperação desses valores. Com o serviço de recuperação de créditos, o auditor fará um levantamento minucioso da rotina tributária da empresa nos últimos cinco anos. Com isso, será possível reaver créditos com o Fisco, em forma de redução de tributos que deverão ser pagos nos próximos meses ou ano. Além disso, o auditor também auxilia a empresa na melhor aplicação destes créditos, otimizando o capital da companhia.

Deixe uma resposta

Cadastre-se

para receber nossos informativos