Notícias • 3 MIN DE LEITURA

Tipos de opinião no relatório de auditoria de fundos de investimento: opinião adversa

O trabalho da firma de auditoria é relevante para fundos de investimentos. O papel do auditor consiste em avaliar as demonstrações financeiras divulgadas pelo fundo aos investidores e emitir uma opinião em seu relatório.

Nesta opinião, o auditor informa o status da situação financeira, econômica e patrimonial do fundo, com base em evidências e procedimentos aplicados durante seu trabalho.

Relatório do auditor para fundo de investimento

O relatório do auditor independente para fundos de investimento é emitido após a finalização do trabalho de auditoria. A contratação deste serviço é obrigatória, segundo a CVM, para divulgação das demonstrações financeiras ao mercado após o fim do exercício social – definido em regulamento.

Outras circunstâncias em que são obrigatórias a contratação de auditoria independente, para análise das demonstrações financeiras dos fundos, são nos casos de:

  • incorporação;
  • fusão;
  • cisão;
  • encerramento das atividades;
  • transferência de instituição administradora;
  • ou substituição do administrador do fundo.

Opinião adversa no relatório de auditoria em fundos de investimento

Um parecer com opinião adversa é redigido pelo auditor em casos excepcionais. Esta opinião revela que o auditor adquiriu evidências para relatar que as informações financeiras reportadas pelo fundo não apresentam a correta situação financeira do mesmo. Portanto, há uma discordância entre a situação patrimonial, econômica e financeira evidenciada ao mercado do ente auditado na visão dos auditores.

É importante ressaltar que esta opinião carrega a informação de que o auditor aplicou todos os procedimentos necessários durante a auditoria e identificou elementos, contas ou itens específicos nas demonstrações contábeis que geram distorções relevantes no resultado reportado.

Além do mais, o auditor deve apontar quais são as divergências de contas ou resultados identificados e quais deveriam ser os resultados reportados, segundo suas estimativas ou aspectos legais de contabilização.

O relatório da auditoria independente com opinião adversa emite um sinal de alerta para os usuários externos em relação às divulgações das demonstrações contábeis reportadas. Estas informações são fundamentais para o entendimento e tomada de decisão dos investidores, por exemplo.

É muito importante aos usuários que utilizam a informação contábil para a tomada de decisão compreender os pontos destacados pelo auditor no relatório de opinião adversa. Assim, eles poderão formar uma opinião mais acurada sobre as demonstrações contábeis divulgadas.

Conheça mais sobre nosso trabalho como auditores independentes e saiba mais como podemos contribuir com o seu fundo de investimento.

Conte com a Next Auditores para dar o próximo passo em sua jornada!