Notícias • 3 MIN DE LEITURA

Tipos de opinião no relatório de auditoria de fundos de investimento: abstenção de opinião

O trabalho da firma de auditoria é relevante para fundos de investimentos. O papel do auditor consiste em avaliar as demonstrações financeiras divulgadas pelo fundo aos investidores e emitir uma opinião em seu relatório.

Nesta opinião, o auditor informa o status da situação financeira, econômica e patrimonial do fundo, com base em evidências e procedimentos aplicados durante todo o seu trabalho.

Relatório do auditor para fundo de investimento

Após a finalização do serviços de auditoria, o auditor emite um relatório (parecer) que contém a sua opinião sobre as demonstrações financeiras do fundo de investimento. A contratação deste serviço é obrigatória, segundo a CVM, para divulgação das demonstrações financeiras ao mercado após o fim do exercício social, definido em regulamento.

Outras circunstâncias em que são obrigatórias a contratação de auditoria independente, para análise das demonstrações financeiras dos fundos, são nos casos de:

  • incorporação;
  • fusão;
  • cisão;
  • encerramento das atividades;
  • transferência de instituição administradora; ou
  • substituição do administrador do fundo.

Abstenção de opinião no relatório de auditoria em fundos de investimento

O relatório de auditoria com abstenção de opinião é redigido nas circunstâncias que impossibilitam o auditor de emitir uma opinião. Entre estas circunstâncias, cita-se:

(i) quando não houver a possibilidade de executar todos os procedimentos considerados necessários para fundamentar evidências; ou

(ii) quando identificado a existência de múltiplas e complexas incertezas que afetam um número significativo de contas das demonstrações financeiras reportadas.

Na primeira hipótese, o parecer com abstenção de opinião retrata a limitação da extensão do trabalho do auditor, que por fatores internos ou externos a organização, o impossibilitam de fundamentar sua opinião. Neste caso, não se emite opinião sobre as demonstrações contábeis.

No segundo caso, quando há incertezas relevantes que prejudicam o trabalho do auditor, esta condição deve ser descrita em parágrafos intermediários específicos no relatório de auditoria, relatando-se a natureza dos eventos que não permite a emissão de opinião sobre as demonstrações contábeis.

A abstenção de opinião emite um sinal de alerta para os usuários externos das demonstrações contábeis, em função da ausência de segurança sobre as informações financeiras reportadas para a análise e tomada de decisão dos usuários. Por isso, é importante para você investidor(a) analisar os relatórios da auditoria antes de analisar as demonstrações contábeis de seu fundo de investimento como um todo.

Conte com a Next Auditores para dar o próximo passo em sua jornada!