Notícias • 3 MIN DE LEITURA

Os maiores auditores de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) do Brasil

A indústria de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) cresceu fortemente no Brasil na última década. Em 2019, por exemplo, o mercado de fundos em direitos creditórios alcançou a marca de 154,3 bilhões de reais em patrimônio líquido dos fundos e 76,9 bilhões de novas emissões de títulos (Uqbar, 2020).

Entre os fatores que impulsionaram este crescimento, podemos citar a tendência declinante da taxa de juros básica do país, em conjunto com a retração de crédito estatal e do crédito direcionado para as empresas.

Outros fatores como o crescimento do mercado de capitais, do volume de crédito no sistema financeiro, além da expectativa de crescimento do país, tornaram a opção de securitização e antecipação de recebíveis uma alternativa atrativa para capitalizar as organizações brasileiras que não possuem capacidade de tomar novos empréstimos.

As maiores firmas de auditoria de FIDC em 2019

Entre os maiores auditores de FIDC em operação no Brasil em 2019, por montante de patrimônio líquido auditado, a Next Auditores está à frente dos maiores players mundiais de auditoria, sendo a principal empresa de auditoria de FIDC em número de operações no país. Em número de operações auditadas de FIDC, nós da Next Auditores somos a primeira firma de auditoria colocada no ranking Uqbar (2020) nos últimos anos.

O ranking anual da Uqbar, instituição especializada em fundos de investimento no Brasil, que contempla as 10 maiores firmas de auditoria de FIDC em número de operações do ano de 2019 é apresentado na Tabela 1.

Tabela 1 – Número de operações de Auditoria em FIDC no Brasil por Auditores – Consolidado

Fonte: Uqbar (2020).

Nós da Next, como uma das maiores firmas de auditoria do Brasil, estamos preparados para prestar serviços de auditoria em fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDC). Trazemos toda a expertise de uma equipe de profissionais como mais de 20 anos de experiência no mercado em auditoria independente. Trabalhamos com seriedade para garantir um futuro próspero e seguro para nossos clientes.

Conheça os serviços de auditoria da Next para fundos de investimento

  • Auditoria das Demonstrações Financeiras para fundos de direitos creditórios (FIDC e FIDC-NP), fundos de renda fixa (FIRF), fundos imobiliários (FII), fundos em participações (FIP), fundos de ações (FIA), fundos multimercados (FIM), fundos cambiais e clubes de investimento;
  • Laudos de avaliação de empresas investidas;
  • Estudos de recuperabilidade de ativos (Impairment test);
  • Revisão de critérios de PDD dos direitos creditórios;
  • Serviço de auditoria de lastro para FIDC;
  • Auditoria em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);
  • Auditoria de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Conte com a Next Auditores para dar o próximo passo em sua jornada!

Referências

Uqbar (2020). Anuário Uqbar FIDC 2020. Disponível em: <http://uqbar.com.br>. Acesso em junho de 2020.