Notícias • 3 MIN DE LEITURA

As melhores firmas de auditoria de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) no Brasil

Ranking Uqbar de melhores firmas de auditoria em FIDC

Todos os anos, a Uqbar (instituição especializada em fundos de investimento no Brasil) divulga um ranking com as melhores firmas de auditoria de Fundos de Investimento. Na categoria Fundos em Direitos Creditórios (FIDC), nós da Next Auditores somos o primeiro colocado em número de operações de auditoria no último ano de 2019. É uma eterna satisfação para nós!

Desde o ano de 2017 em que o ranking foi criado, a Next Auditores está classificada entre as melhores firmas de auditoria de FIDC no país. Somos especialistas no assunto. No último ano de 2019, por exemplo, a Next auditou 233 operações em FIDC, o que corresponde a mais de um quarto (26,4%) das operações de FIDC do mercado brasileiro.

O ranking Uqbar completo com as 10 melhores firmas de auditoria de FIDC no Brasil é apresentado na Tabela 1.

Tabela 1 – Número de operações de Auditoria em FIDC no Brasil por Auditores – Consolidado

Fonte: Uqbar (2020).

Critérios para a ordenação do ranking Uqbar

            O critério utilizado para ordenar o ranking de auditores de FIDC corresponde ao número de operações de auditoria em conjunto com o montante agregado de Patrimônio Líquido dos fundos de investimento no último dia do ano. O fundo em direitos creditórios cujo valor do patrimônio líquido não tenha sido divulgado até o dia 31 de dezembro não é considerado no ranking. Em caso de empate por número de operações, o critério de desempate classifica a empresa acima que possuir o maior montante de patrimônio líquido auditado.

            Atualmente, o trabalho das dez melhores firmas de auditoria em FIDC responde aproximadamente em 89,9% do total de operações envolvendo FIDC no país. Para ilustrar alguns números em relação a este mercado, ao final de 2019 a indústria de FIDC movimentou cerca de 154,35 bilhões de reais no país e contabilizou 909 FIDC operacionais, de acordo com a pesquisa da Uqbar (2020), utilizando dados do Banco Central do Brasil. Este mercado segue em forte expansão entre as classes de ativos disponíveis no mercado de capitais brasileiro.

Conheça nossos serviços de auditoria para fundos de investimento

  • Auditoria das Demonstrações Financeiras para fundos de direitos creditórios (FIDC e FIDC-NP), fundos de renda fixa (FIRF), fundos imobiliários (FII), fundos em participações (FIP), fundos de ações (FIA), fundos multimercados (FIM), fundos cambiais e clubes de investimento;
  • Laudos de avaliação de empresas investidas;
  • Estudos de recuperabilidade de ativos (Impairment test);
  • Revisão de critérios de PDD dos direitos creditórios;
  • Serviço de auditoria de lastro para FIDC;
  • Auditoria de Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI);
  • Auditoria de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Conte com a Next Auditores para o sucesso em sua jornada!

Referências

Uqbar (2020). Anuário Uqbar FIDC 2020. Disponível em: <http://uqbar.com.br>. Acesso em setembro de 2020.